Varshana_Relax

São Luiz do Purunã – O sossego do campo aliado ao turismo de aventura

Localizado no município de Balsa Nova, no estado do Paraná, o distrito de São Luiz do Purunã conta com atrações naturais como, por exemplo, cânions, lagos, cachoeiras e recantos bucólicos de beleza única que encantam qualquer amante do ecoturismo. O local possui clima subtropical úmido e a temperatura média varia entre 12ºC a 27ºC ao longo do ano, fazendo desse lugar que une o sossego do campo ao turismo de aventura, o destino ideal para o descanso e o lazer em qualquer estação do ano.

São Luiz do Purunã tem lindas paisagens para escaladas, rapel, cavalgadas, cicloturismo, trilhas e caminhadas. Além disso, este lugar pode lhe proporcionar experiências sensacionais num ambiente agradável e cercado de verde ao assistir ao pôr do sol no cânion, visitando obras centenárias ou curtindo um churrasco ao ar livre. A região conta, ainda, com diversos restaurantes, que incluem a típica comida tropeira, comidinhas triviais, a famosa costela fogo de chão e pratos finamente elaborados e sofisticados.

Em meio à natureza e respirando ar puro, a sensação de liberdade é única e indescritível.

Cavalgadas

Com inúmeras trilhas e roteiros para passeios a cavalo, a região conta com fazendas, caminhos, estradas rurais, campos, florestas nativas, rios e cânions, além dos mais variados atributos naturais, culturais e históricos que transformam o turismo a cavalo em uma experiência fascinante.

Cicloturismo

Cânions, lagos, araucárias e trilhas fazem de São Luiz do Purunã o lugar ideal para quem deseja se aventurar sobre duas rodas em meio a um cenário histórico e muito tranquilo. A geografia da região permite que a prática do cicloturismo seja realizada tanto por atletas experientes quanto por iniciantes, seja participando de eventos organizados em datas definidas ou realizando um passeio diferente em qualquer época do ano.
Para facilitar essa prática, o Instituto Purunã traçou rotas para os ciclistas interessados em realizar essa atividade. Acesse o mapa aqui.

Rapel e escalada:

Quem gosta de se aventurar no rapel, ou pratica escalada, encontrará na Serra de São Luiz do Purunã paredões incríveis, perfeitos para a prática desses esportes de muita emoção. O arenito de São Luiz do Purunã concentra rotas de alta qualidade em diferentes setores, tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes.

Recanto dos Papagaios:

Localizado na divisa entre os municípios de Palmeira e Balsa Nova, o parque público oferece lazer e tranquilidade em meio à natureza. Lá será possível curtir um churrasco com os amigos, andar por trilhas entre pinheiros, jogar bocha, mergulhar em uma piscina natural ou relaxar durante uma pescaria. A entrada é gratuita e fica aberto todos os dias, das 6 às 18h. O parque, construído às margens do rio dos Papagaios, ainda conta com a Ponte dos Papagaios, uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Construída em 1876 por imigrantes alemães, durante uma visita de Dom Pedro II ao Paraná, a ponte que dá acesso à rodovia e ainda é utilizada, serviu como rota dos tropeiros entre o interior e o Litoral do estado.

Capela do Tamanduá

Localizada no Morro do Tamanduá, a capela é uma das construções mais antigas de Balsa Nova e foi construída por padres jesuítas por volta de 1730. A pequena igrejinha preserva diversos objetos sacros da época e sua construção simplória guarda muitos mistérios e lendas dos antigos moradores, como tesouros escondidos sob o chão e no teto. A Capela, que mantém suas características originais, também foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 1970.

Ponte dos Arcos:

O trecho que liga Balsa Nova a Porto Amazonas está situado na região do Tamanduá, sobre o Rio dos Papagaios, e já foi palco para praticantes de rapel e bungee jump, atualmente proibidos por normas de segurança. A Ponte dos Arcos foi construída um pouco antes do Rio dos Papagaios se juntar ao Rio Iguaçu, para dar continuidade à estrada de ferro e tem 585 metros de comprimento e 60 metros de altura.

 

A Varshana Boutique Hotel convida você para conhecer a nossa região, e após aproveitar as belezas e aventuras da região, venha descansar, meditar, curtir a vista ao som dos pássaros e relaxar em nossas acomodações, perfeitas para o relaxamento do corpo e da mente. Conheça nosso restaurante e se surpreenda com uma saborosa celebração da gastronomia. 

 

Como chegar
Para chegar em São Luiz do Purunã basta seguir pela rodovia BR-277, duplicada, em direção ao norte do Estado. Para os mais aventureiros, há também a opção da Estrada da Faxina, estrada de terra que atravessa o trecho da serra para chegar ao centro da vila.

Clique aqui para saber como chegar de carro até Varshana.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email